Foto: Camila Roberta Perin.
Proibida a reprodução

Esse Informe é o registro de acontecimentos sobre a pandemia na Terra Indígena (TI) Serrinha do povo Kaingáng, no Rio Grande do Sul, no período correspondente ao início da vacinação contra Covid-19 em 2021, momento em que surge a ideia desta publicação para a internet.

Esta proposta foi então apresentada a organizações internacionais de mídia que apoiam o trabalho de jornalistas e comunicadores na região da América Latina e Caribe, sendo selecionada pela Internews, Chicas Poderosas, Conselho Editorial e Fundamedios para sua realização. Essa dinâmica mostra um aquecimento da comunicação global e representa uma abertura de espaços para a produção de notícias tendo indígenas como condutores, fontes, divulgadores, formadores de opinião e outras posições geralmente não concedidas a indígenas quando midiatizados no Brasil.

O Informe será divulgado aos poucos e seu conteúdo sobre a pandemia de Covid-19 terá como base a aldeia Serrinha do povo Kaingáng, mas não se restringindo a ela. Veja fotos, informações sobre a vacinação na aldeia, conheça histórias locais, como estão os indígenas na pandemia, seus trabalhos, perdas, e mudanças trazidas pela Covid-19.

Faço um reconhecimento especial aos indígenas moradores da Serrinha e de outras terras por sua prestabilidade nas informações nesse tempo, a médica do povo Kaingáng nesta comunidade, Lucíola Nivãn, parceira neste projeto do Informe, e aos agentes indígenas e profissionais não indígenas da saúde local por tão importante colaboração em seus ambientes de trabalho.

Acompanhe o Informe por aqui, na página do Instituto Kaingáng – Inka, que cedeu este espaço para a divulgação do conteúdo deste projeto!

É com gratidão que escrevo e seguindo na expectativa de vermos o fim desta pandemia que ainda assola o mundo.

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena. Cobre temáticas indígenas em Educação, Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade, tendo atuado profissionalmente em organizações indígenas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Atualmente pelo Instituto Kaingáng – Inka.

*Saiba mais sobre as organizações apoiadoras:
Internews: internews.org
Chicas Poderosas: chicaspoderosas.org
Conselho Editorial: consejoderedaccion.org
Fundamedios: fundamedios.org

A reprodução deste conteúdo não é permitida.

CONFIRA AS NOTÍCIAS DO INFORME ALDEIA EM PANDEMIA: