No ano de 2020, o Ponto de Cultura Kaingáng da Organização Indígena Instituto Kaingáng (Inka), completou 15 anos de história na Terra Indígena Serrinha, no município de Ronda Alta, Estado do Rio Grande do Sul.

Considerado o 1° Ponto de Cultura aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) em uma Terra Indígena no Brasil, o Centro Cultural Kanhgág Jãre, que no idioma Kaingáng significa “Raiz Kaingáng”, vem promovendo, há 15 anos, ações de valorização da cultura e conhecimentos tradicionais com os Kanhgág Kófa ou anciãos Kaingáng, trabalhando em parceria com escolas indígenas e não indígenas, e universidades da região, com disponibilização de espaço de visitação permanente para socialização da cultura Kaingáng por meio de exposições, apresentações e comercialização de artesanato indígena, bem como realização de palestras e oficinas ministradas à profissionais de escolas da rede pública e particular de ensino, a fim de contribuir com a  implementação da Lei 11.645/2008, mediante a informação/difusão das temáticas relacionadas à História e Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas, sobretudo do Povo Kaingáng da região Sul do Brasil.

E para celebrar seu aniversário de 15 anos, o Inka desenvolveu durante o ano de 2020, diversas iniciativas que compartilhamos em detalhes nesta área do site, criada especialmente para esta divulgação.

Navegue nas abas a seguir como da Contação de Histórias para conhecer duas belas narrações da ancestralidade do povo Kaingáng, em formato inédito de audiovisual, além de aprender sobre a produção artesanal da cerâmica indígena no curso de Cerâmica Kaingáng, gravado em Serrinha. Confira também o audiovisual da Pintura Corporal Kaingáng e entenda um pouco mais sobre o assunto com a artista Vãngri Kaingáng, e siga para observar a Exposição Arte Kaingáng, uma seleção de peças artísticas do importante acervo do Ponto de Cultura Kaingáng que conquistaram exposições internacionais em países como a França e Suíça. Dê uma olhada ainda, nos cursos inovadores da iniciativa Fág Digital, que dispõe de dois Cursos de Informática Básica para alunos indígenas do 1° ao 9° ano, com áudios disponíveis em português e kaingáng, para valorizar nosso idioma indígena. Para finalizar, aprenda em uma aula exclusiva guiada pela professora Andila Kaingáng, referência em Educação e Cultura Indígena Kaingáng, sobre o Grafismo Kaingáng em Tecelagem e complete sua navegação prestigiando a Publicação 15 anos, a mais nova conquista do Inka, o lançamento do livro Ponto de Cultura Kanhgág Jãre: 15 anos, disponível para aquisição no final de janeiro nas versões impressa e digital neste site.

Nossos cumprimentos Kaingáng e deixamos aqui, uma apresentação cultural em homenagem ao aniversário de 15 anos do Ponto de Cultura Kaingáng da Terra Indígena Serrinha, e que venham os próximos 15 anos!

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.