A cada novo projeto, a Organização Indígena Instituto Kaingáng (Inka) avança em sua missão de revitalização, fortalecimento e valorização da cultura indígena do povo Kaingáng.

O projeto Kanhgág Tỹ Nén Sῖnvῖ Hár, que em idioma Kaingáng significa “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng” vem para mostrar que 2021 é um ano de oportunidades, trabalho e divulgação das boas práticas educativas e culturais envolvendo o povo Kaingáng, seus profissionais e diversos agentes culturais como anciãos e anciãs, artistas, artesãos, ceramistas, jovens, mulheres e crianças de aldeias, mostrando que é possível encontrar saídas em meio a crise da pandemia de Covid-19, que assolou o Brasil e o mundo.

Este é um projeto do Inka que recebeu apoio da Secretaria de Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Lei Aldir Blanc no final de 2020, refletindo mais uma vez, um conjunto de esforços praticados por uma organização indígena séria na busca pela captação de recursos financeiros, onde seus profissionais indígenas produzem projetos para submetê-los a um processo rigoroso de seleção e aprovação, para então, ser aplicados em suas comunidades, sendo tais projetos considerados relevantes do ponto de vista educacional, cultural, ou de saúde e meio ambiente, que são áreas estratégicas para os povos indígenas em todo o território brasileiro.

É neste cenário que o Inka, aqui em seu site institucional, tem a honra de ampliar a divulgação de mais um projeto, ao trazer os resultados de meses de trabalho do Kanhgág Tỹ Nén Sῖnvῖ Hár – “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng”, uma iniciativa realizada na Terra Indígena Serrinha, município de Ronda Alta no RS, que propôs ações de registro e documentação de saberes e fazeres culturais gerando uma produção audiovisual bilíngue e realizada praticamente em sua totalidade por indígenas do próprio povo Kaingáng. Uma produção que deu sequência a uma bela publicação, o livro “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng”, com lançamento previsto para o mês de junho.

O projeto trouxe ainda a criação de soluções inovadoras para a comercialização do artesanato e da arte Kaingáng contemporânea no contexto da pandemia, a partir da valorização de produtos e serviços culturais Kaingáng por meio de ferramentas como o registro de marca e etiquetas que levem a história e a memória viva da tradição cultural Kaingáng em seus produtos.

Assim, convidamos você a conhecer melhor o projeto Kanhgág Tỹ Nén Sῖnvῖ Hár – “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng”. Clique nas próximas abas dentro desse tópico de projetos e saiba mais sobre essa iniciativa do Inka e seus resultados.

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.

OFICINAS DE TRABALHO DO PROJETO EXPRESSÕES CULTURAIS TRADICIONAIS KAINGÁNG NA ALDEIA SERRINHA / RS.
Fotos: Vãngri Kaingáng (imagens laterais superiores à esquerda e direita), Sônia Kaingáng (imagem central superior e imagens laterais inferiores à esquerda), Jófej Kaingáng (imagem lateral inferior à direita).