A Organização Indígena Instituto Kaingáng, Inka, encerrará o ciclo de oficinas do projeto Ẽg Kanhró, em Coxilha (RS), no dia 16 de maio. Participarão os professores Kaingáng das Escolas Indígenas ligadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Erechim (RS). Saiba sobre a programação.  

Incluindo a realização desta última oficina, que ocorrerá em Coxilha, no dia 16 de maio, o projeto Ẽg Kanhró (Nossos Saberes) organizou um total de quatro oficinas de capacitação sobre patrimônio cultural material e imaterial do povo Kaingáng, contando com intensa participação de professores indígenas que atuam em Escolas Indígenas no Estado do Rio Grande do Sul.

O “Ẽg Kanhró – Nossos Saberes” é apoiado pelo Edital de Concurso FAC Patrimônio n⁰ 07/2021 da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) e da Secretaria de Estado da Educação RS (Seduc) e do apoio da Produtora Floresta em resposta ao cumprimento de formações de capacidade voltadas para o público Kaingáng, acordado pela empresa como repartição coletiva de benefícios pelo uso de expressões culturais tradicionais Kaingáng em obra audiovisual em fevereiro deste ano.

O evento acontecerá nas dependências do Instituto Kaingáng, localizado na Avenida Natálio Vieira, 870, no centro de Coxilha (RS).

Saiba a programação aqui:

Programação / 16 de maio de 2023

08:00 às 08:30 (Café da manhã)

09:00 Abertura

Apresentação Cultural

Roda de Conversa – Instituto Kaingáng (INKA), 15ª Coordenadoria Regional de Educação – Erechim, Conselho Estadual de Cultura RS

Oficina 1: Valorização da Cultura Kaingáng na Escola Indígena: Experiências e boas práticas. Os grafismos ou marcas Kaingáng na cestaria, na pintura corporal, tecelagem e pintura em tela. Contação de estórias/histórias dos Kanhgág Kófa. Cerâmica. (Kamẽ e Kanhru/cosmovisão Kaingang). Susana Kaingáng e Andila Kaingáng

Intervalo 10:30 – 10:50

Debates e reflexões.

Almoço 12:00 – 13:30

14:00

Oficina 2: “O currículo escolar e seus desafios nas escolas indígenas”. Bruno Ferreira

Intervalo 16:00 – 16:20

Distribuição das publicações Ẽg Kanhró: Nossos Saberes. Entrega Certificados Oficina Capacitação

17:00 Encerramento

Leave a Comment