Oficina ocorrerá nesta quinta (11) e é uma iniciativa de incentivo, difusão e promoção do patrimônio cultural material e imaterial do povo Kaingáng. O evento é para professores indígenas que pertencem à 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Passo Fundo (RS). Veja o local e a programação do evento.

A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, realizará mais esta oficina dentro do projeto Ẽg Kanhró (Nossos Saberes), que inicialmente previa três oficinas, tendo duas delas já sido finalizadas. A 1ª oficina ocorreu na Terra Indígena Guarita, onde estiveram professores indígenas que pertencem à 21ª CRE de Três Passos, nos dias 14 e 15 de março e a 2ª oficina foi realizada na Terra Indígena Iraí, com professores indígenas ligados à 20ª CRE de Palmeira das Missões, no dia 22 de março.

Com a inclusão desta presente oficina, que conta com formação de capacidade acerca de metodologias na preservação e transmissão de conhecimentos sobre patrimônio cultural Kaingáng, serão oferecidas um total de quatro oficinas, ficando a última para ocorrer na cidade de Coxilha (RS), no dia 16 de maio.

O “Ẽg Kanhró – Nossos Saberes” é apoiado pelo Edital de Concurso FAC Patrimônio n⁰ 07/2021 da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), contando com a parceria da Secretaria de Estado da Educação RS (Seduc) e do apoio da Produtora Floresta em resposta ao cumprimento de formações de capacidade voltadas para o público Kaingáng, acordado pela empresa como repartição coletiva de benefícios pelo uso de expressões culturais tradicionais Kaingáng em obra audiovisual em fevereiro deste ano.

O evento acontecerá na Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves, na Avenida Brasil Leste, no centro de Passo Fundo.

Veja a programação da oficina:

Programação / 11 de maio de 2023

09:00 Abertura

Roda de Conversa – Instituto Kaingáng (INKA), 7ª Coordenadoria Regional de Educação – Passo Fundo, Conselho Estadual de Cultura RS

Oficina 1: Ẽg Kanhró – Nossos Saberes. Apresentação do projeto e distribuição das publicações. Susana Fakój Kaingáng

Intervalo 10:30 – 10:50

Debates e reflexões

Almoço 12:00 – 13:30

14:00

Oficina 2: Valorização da Cultura Kaingáng na Escola Indígena: Experiências e boas práticas. Os grafismos ou marcas Kaingáng na cestaria, na pintura corporal, tecelagem e pintura em tela. Contação de estórias/histórias dos Kanhgág Kófa. Cerâmica. (Kamẽ e Kanhru/cosmovisão Kaingáng).

Susana Fakój Kaingáng e Andila Kaingáng

Intervalo 16:00 – 16:20

Debates e reflexões.

Entrega Certificados da Oficina Capacitação

17:00 Encerramento

Leave a Comment