O Instituto Kaingáng é uma das organizações indígenas que representam o povo Kaingáng da região Sul no Festival que acontece nesta quarta (13) e quinta (14) em Brasília, Distrito Federal. Confira.
A Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka está presente na Feira de Arte dos Povos Indígenas que integra o grande Festival Brasil é Terra Indígena, protagonizado por artistas indígenas em Brasília, promovido pela Mídia Indígena com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas.
De acordo com os organizadores, a Feira de Arte Indígena apresenta trabalhos de mais de 80 expositores, entre eles, a membro do Inka, arte educadora, escritora e artista Vãngri Kaingáng, e o artesão e colaborador do Inka, Arian Kãgfér. Eles parabenizaram o evento e agradeceram o convite de participação ao Inka e do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre. A artista Vãngri destacou a grande diversidade de parentes de Norte a Sul do Brasil.
“É muito importante que eventos como o festival continuem acontecendo para que as pessoas conheçam as diferentes realidades dos povos indígenas brasileiros. Queremos mostrar e divulgar a nossa diversidade através da arte, do canto, da dança, do artesanato, da literatura e tantas outras formas de expressar a nossa cultura nesse grande aldeamento e retomada cultural”, frizou a artista.
Para a presidente do Inka, Andila Kaingáng, a presença do instituto e do seu Ponto de Cultura Kanhgág Jãre em espaços como da Feira de Arte no contexto do Festival atende demandas históricas dos povos indígenas, especificamente da região Sul, no sentido de promover, valorizar e ampliar o acesso à cultura Kaingáng, que constitui o 3º maior povo indígena do Brasil em população, em face do desconhecimento da existência de povos indígenas fora da Amazônia.
Feira de Arte dos Povos Indígenas
No espaço do Inka na Feira de Arte estão expostas uma variedade de itens de cestaria, telas em tecelagem com grafismos Kaingáng, leques, pulseiras, anéis, maracás e adornos dos quatro estados onde o Kaingáng reside no país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e livros de autores indígenas e produzidos pelo instituto. O local foi visitado pela presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Joenia Wapichana, da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; da deputada federal Célia Xakriabá e da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.
A Feira de Arte dos Povos Indígenas está acontecendo no prédio anexo ao Museu Nacional Honestino Guimarães, próximo à Rodoviária do Plano Piloto e termina hoje, às 20h, entrada gratuita.