O Ponto de Cultura Kanhgág Jãre participou da realização do projeto “Kamẽ e Kanhru: História e Cultura Kaingáng” selecionado ao Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, promovido pela Fundação Marcopolo e SEDAC.
O projeto teve por objetivo a realização de palestras e apresentações audiovisuais sobre o povo Kaingáng que historicamente habita a região Sul do Brasil, informando e valorizando sua história e cultura, junto aos alunos da rede pública de ensino do município de Engenho Velho/RS.
O projeto foi desenvolvido envolvendo alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto e da Escola Municipal Cleiton Costa em Engenho Velho. As atividades junto à Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto foram desenvolvidas nos dias 6 e 9 de agosto. Na manhã do dia 6 de agosto foram realizadas palestras e apresentações audiovisuais com turmas do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e à tarde, turmas do 9º ano ao ensino médio (1º, 2º e 3º anos).
Em continuidade à iniciativa, na manhã do dia 09 de agosto outros alunos das turmas do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental participaram das atividades. Por sua vez, a iniciativa pôde ser desenvolvida também contemplando alunos e professores da Escola Municipal Cleiton Costa. Nesta escola alunos do 4º e 5º anos tiveram oportunidade de participar da iniciativa promovida na manhã do dia 03 de setembro.
Kamẽ e Kanhru: História e Cultura Kaingáng
A iniciativa possibilitou a abordagem da história e cultura Kaingáng junto aos alunos das escolas públicas situadas no Engenho Velho, contribuindo à informação e valorização do povo Kaingáng junto à sociedade não indígena, considerando especialmente, a proximidade com a comunidade Kaingáng da Terra Indígena Serrinha que se encontra localizada na cidade de Engenho Velho (a qual também abrange os municípios de Três Palmeiras, Constantina e Ronda Alta na região norte do RS).
Na oportunidade foram realizadas apresentações dos audiovisuais “Arte Contemporânea Kaingáng” e “Pintura Corporal e Facial Kaingáng” produzidos pelo Ponto de Cultura Kanhgág Jãre/Instituto Kaingáng (Inka) no âmbito do projeto Kanhgág Tỹ Nén Sῖnvῖ Hár – “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng” desenvolvido com apoio da Secretaria de Governo do Estado do RS por meio da Lei Aldir Blanc. Os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir a contação da história da “A origem do Milho” em audiovisual narrado e ilustrado pela artista e escritora Vãngri Kaingáng (produção do Instituto Kaingáng).
Da mesma forma também foram apresentados artesanatos confeccionados pelos Kaingáng, além de obras artístico-culturais produzidas por artistas e artesãos do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre, no sentido de contribuir com o conhecimento dos alunos acerca da arte Kaingáng, assim como das marcas ou grafismos Kaingáng pertencentes às metades Kamẽ e Kanhru, que fazem parte da sociedade Kaingáng.
O projeto oportunizou significativos momentos de diálogos e informações acerca da história e cultura Kaingáng, contribuindo com o fortalecimento e valorização da identidade cultural de alunos indígenas que frequentam as escolas de Engenho Velho, bem como o acesso à informações relacionadas à história e cultura Kaingáng por alunos e professores não indígenas que frequentam as respectivas escolas. Da mesma forma, o projeto traz importantes reflexos em cumprimento à Lei 11.645/2008 junto à Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto e Escola Municipal Cleiton Costa, ao assegurar expectativas na continuidade do trabalho com alunos e professores das escolas públicas do município de Engenho Velho.
Por fim registramos nossa gratidão às diretoras das escolas (Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto e Municipal Cleiton Costa) e Secretaria Municipal de Educação, pelo acolhimento e apoio à realização do projeto “Kamẽ e Kanhru: História e Cultura Kaingáng”, aos alunos e professores que participaram da iniciativa, como também à Câmara Municipal de Vereadores que prontamente disponibilizou o espaço para a realização das atividades, auxiliando no distanciamento dos alunos, em atendimento aos protocolos relacionados à Covid 19.