Famílias indígenas estão acampadas em condições precárias em uma Escola abandonada da Rede de Ensino Estadual de Ronda Alta, no RS, sem água encanada nem energia elétrica, com pouco agasalho, usando uma fogueira no chão para cozinhar e se aquecer. Por sete meses as famílias lutam por justiça. Saiba como ajudar.

A Organização Indígena Instituto Kaingáng – INKA, lançou nesta terça, 17, uma Campanha de Doação para auxiliar famílias indígenas do povo Kaingáng refugiadas do cenário violento da Terra Indígena Serrinha, onde as investigações seguem para a responsabilização dos atos criminosos praticados no local, desde outubro de 2021, motivados pelas denúncias sobre irregularidades no arrendamento e o plantio de monoculturas transgênicas em terras indígenas, causa de conflitos e assassinatos nas terras indígenas do Estado, embora seja proibido por lei e viole direitos assegurados pela Constituição Federal.

Meses de Espera por Justiça

Após sete meses, 37 famílias indígenas atravessaram períodos difíceis, tendo seus bens saqueados na Serrinha, como roupas, suas casas incendiadas, problemas de saúde, vulnerabilidade financeira e mudanças constantes de locais de moradia, em um clima constante de medo que novas perseguições ocorram.

Durante esse tempo, as famílias indígenas acionaram, por meio de instituições, universidades da região, igrejas e outras entidades, apoio para as demandas mais urgentes, e as mobilizações continuam.

Pontos de Coleta para Doações

Convidamos você para ajudar essas famílias, que estão acampadas em uma Escola abandonada da Rede de Ensino Estadual, na zona rural do município de Ronda Alta, no norte do Estado do Rio Grande do Sul, em condições precárias, sem energia elétrica, sendo necessário captar a água manualmente, com portas sem fechamento, sem segurança, enfrentando a chegada do inverno com pouco agasalho, e usando uma fogueira no chão para cozinhar e se aquecer.

As famílias pedem que as autoridades públicas resolvam as questões de infraestrutura básica e ofereçam segurança para reunir as crianças e idosos junto das famílias indígenas que chegaram ao local nesta segunda, 16 de maio.

Estão sendo recebidas doações de alimentos, agasalhos, sapatos, colchões, cobertores, itens de higiene e limpeza, e qualquer outro item, podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta:

PORTO ALEGRE (CAPITAL): Café Cantante, Rua Fernandes Vieira, 615, Bonfim, Porto Alegre, RS, CEP 90035-091, diariamente, das 14h às 22h.

CHAPECÓ (SC): Galeria de Arte Motirô, Rua Benjamin Constant, 406 D, centro, Chapecó, SC, CEP 89801-070, diariamente, das 8h às 18h.

Doações financeiras podem ser realizadas através do PIX da professora indígena Vera Cristina Meneghini:

PIX TELEFONE: +55 (54) 99685 7075

Agradecemos toda a ajuda, e continue acompanhando mais informações aqui no site do INKA.

PARTICIPE DA CAMPANHA DE DOAÇÕES DO INKA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SERRINHA. CONFIRA OS PONTOS DE COLETA E AJUDE.

Leave a Comment