Ator Sérgio Mamberti

A Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka, conquistou seu espaço na Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, ocupando a 1ª colocação na categoria Ponto de Cultura pela Região Sul no Brasil.

O Instituto Kaingáng se destacou no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti considerado “o maior investimento da história da Política Nacional Cultura Viva nesta modalidade e que traduz o compromisso do Ministério da Cultura com a retomada Política Cultura Viva”, segundo a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg.

No total, foram reconhecidas 1.117 iniciativas culturais entre todas as regiões do Brasil e as premiações somam mais de R$ 33 milhões. O Prêmio Sérgio Mamberti possui quatro categorias que reconhecem e valorizam a cultura brasileira, que são: o Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo, o Prêmio Culturas Indígenas Vovó Bernaldina, o Prêmio Diversidade Cultural e o Prêmio Pontos de Cultura Viva, em que o Instituto Kaingáng foi o vencedor pela Região Sul.

Nesta categoria, a premiação reconhece atividades culturais desenvolvidas por Pontos de Cultura e/ou grupos, coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos.

O edital homenageia o ator, produtor, diretor, autor e artista plástico Sérgio Mamberti (1939-2021), que se destacou na luta pela inclusão da diversidade no cenário político da cultural, sendo gestor público, e participante da equipe do MinC, sendo proponente e primeiro dirigente da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.

Leave a Comment