Oficina incluiu a divulgação da cultura Kaingáng a partir da distribuição de livros que são resultado de mais de uma década de pesquisa e registro do Inka sobre patrimônio cultural do Povo Kaingáng.

A cidade de Passo Fundo sediou a penúltima oficina da Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, sobre Patrimônio Cultural do povo Kaingáng dentro do projeto Ẽg Kanhró (Nossos Saberes), na última quinta (11).

A oficina contou com a participação de professores indígenas de aproximadamente 10 escolas que fazem parte da abrangência da 7ª Coordenação Regional de Educação (CRE) de Passo Fundo.

Estiveram na Roda de Conversa do Inka, que é parte da programação da oficina, a presidente do Inka, Andila Kaingáng, a representante da CRE de Passo Fundo, Sandra Tumelero, e a professora Kaingáng e Conselheira Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (CEC/RS), Vera Cristina.

Na discussão, os professores participantes apontaram o cenário atual das escolas indígenas e seus desafios, e destacaram a importância da oficina de capacitação do Inka como necessidade de reflexão conjunta sobre o tema da educação escolar indígena.

Na oficina foram entregues os kits das publicações do Inka para todas as escolas indígenas da 7ª CRE de Passo Fundo, contemplando também, as escolas que não estavam incluídas no projeto original do Inka, submetido em 2021, por terem sido criadas após esse período.

As CRE’s tem recebido, em cada oficina do Inka, um total de 10 kits, com o compromisso de entregarem às escolas que não puderam comparecer, os seguintes livros: Ponto de Cultura Kanhgág Jãre: 15 anos e Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng, que resultam da atuação voltada ao protagonismo indígena no âmbito do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre do Inka, nas áreas da cultura e educação indígena.

Apoio e Parceria

O “Ẽg Kanhró – Nossos Saberes” é apoiado pelo Edital de Concurso FAC Patrimônio n⁰ 07/2021 da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), contando com a parceria da Secretaria de Estado da Educação RS (Seduc) e do apoio da Produtora Floresta em resposta ao cumprimento de formações de capacidade voltadas para o público Kaingáng, acordado pela empresa como repartição coletiva de benefícios pelo uso de expressões culturais tradicionais Kaingáng em obra audiovisual em fevereiro deste ano.

ENTREGA DOS KITS DE PUBLICAÇÕES DO INKA AOS PROFESSORES KAINGÁNG. FOTO: Susana Fakój
PUBLICAÇÕES DO INKA SÃO ENTREGUES AOS PARTICIPANTES DA OFICINA PELA PRESIDENTE DO INKA, ANDILA KAINGÁNG.
FOTO: Susana Fakój.
PUBLICAÇÕES DO INSTITUTO KAINGÁNG. Foto: Arian Kãgfér

Leave a Comment