Em um começo de ano marcado por oportunidades de trabalho, a Organização Indígena Instituto Kaingáng (Inka), com o apoio da Secretaria de Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Lei Aldir Blanc, produziu audiovisuais com foco na valorização da arte e da cultura indígena do povo Kaingáng.
As novas produções foram gravadas na Terra Indígena Serrinha, no município de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, onde está localizada a sede do Instituto Kaingáng no Brasil.
Protagonismo Indígena
Toda a produção, desde a equipe de filmagens ao desenvolvimento de roteiro e coordenação geral, foi realizada por indígenas a partir de suas áreas de atuação e de seus ofícios diversos como artesãos, jovens artistas e crianças, desenhistas, agentes culturais, ceramistas, anciãos e anciãs Kaingáng, profissionais do Direito, Educação e Comunicação.
As produções abordaram temas como o da Arte Contemporânea Kaingáng, onde a equipe de trabalho teve como cenário o Ponto de Cultura Centro Cultural Kanhgág Jãre em Serrinha, onde encontra-se um importante acervo de obras produzidas por artistas indígenas.
O tema da Pintura Corporal e Facial Kaingáng Contemporânea, foi gravado às margens do lago da Barragem do Rio Passo Fundo, em Serrinha, considerado um dos locais mais bonitos da região, com área de mata preservada e belos pinheiros.
A Cerâmica Tradicional Kaingáng é um dos temas dos audiovisuais e traz a emocionante retomada deste ofício artesanal pelas mãos de integrantes do povo Kaingáng, uma arte que atravessou o tempo e que encontra hoje, um novo significado. Também a Tecelagem com Grafismos Kaingáng em Tear de Prego reuniu tecelãs experientes que apresentam esta produção tradicional e as inovações ocorridas nos últimos anos no assunto.
Assista agora os novos audiovisuais do Inka, clicando abaixo em cada produção:
Cerâmica Tradicional Kaingáng – Kanhgág Go’or
Tecelagem com Grafismos Kaingáng em Tear de Prego
Pintura Corporal e Facial Kaingáng Contemporânea
Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.