Nesta quinta, 09, o Ponto de Cultura Kaingáng da Terra Indígena Serrinha, município de Ronda Alta (RS), realizou a visitação à locais específicos na aldeia indígena como parte da programação da manhã aos participantes do Programa Convivências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O projeto, que conta com professores, técnico-administrativos da UFRGS e universitários de diversas áreas, tem como objetivo possibilitar um aprendizado único através do conhecimento de diferentes realidades por meio do convívio entre participantes e a comunidade indígena.

Visitação na Aldeia Serrinha

Território tradicional do povo Kaingáng, a aldeia Serrinha possui uma área de aproximadamente 12.000 hectares de terras, ainda em fase de regularização, com a retirada dos últimos agricultores não indígenas que permanecem no local. A comunidade se encontra em processo de reestruturação na terra na qual houve larga produção de soja e trigo.

A visitação abrangeu os setores próximos do centro da aldeia, onde os participantes puderam conhecer o local de extração da argila/barro, matéria prima da qual Serrinha dispõe e que tem sido utilizada no importante projeto histórico cultural de revitalização da cerâmica Kaingáng. O grupo também visitou o Lago da Barragem do Rio Passo Fundo, um belo balneário com extensão de mata preservada.

Durante a tarde, o grupo do Convivências participou da oficina de tecelagem e produção de peças artesanais em grafismos Kaingáng, e na sequência receberam a advogada, mestre em Direito e doutoranda em Arqueologia, Fernanda Kaingáng que ministrou uma aula sobre seu trabalho de atuação internacional em prol dos Povos Indígenas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e enquanto membro do Instituto Kaingáng (INKA).

O projeto Convivências da UFRGS segue nesta sexta, 10, na Aldeia Serrinha.

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.

VISITA DOS PARTICIPANTES DO CONVIVÊNCIAS DA UFRGS AO BALNEÁRIO
COM EXTENSÃO DE MATA PRESERVADA NA ALDEIA SERRINHA (RS).
Foto: Sônia Kaingáng

Leave a Comment