Acessibilidade, diversidade e equidade de gênero estão entre as propostas da Consulta Pública ao povo Kaingáng de SC, finalizada nesta quarta (25), em Chapecó.
Chega ao fim a penúltima Consulta Pública junto ao povo Kaingáng, agora de Santa Catarina, liderada pelas Organizações Indígenas Instituto Kaingáng – Inka, o Ponto de Cultura Kanhgág Jãre (Raiz Kaingáng), e o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi).
O tema chave das Consultas Públicas é o uso das expressões culturais do povo Kaingáng e a discussão sobre as condições do Acesso e Repartição Coletiva de Benefícios pelo uso destas expressões em obra audiovisual.
Além do desafio de chegar a um consenso que beneficie coletivamente todo o povo Kaingáng que habita em quatro estados no Brasil, que são, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, é necessário um olhar para o futuro na construção de propostas a serem implementadas caso a obra audiovisual em discussão saia do papel.
Um protocolo comunitário sobre o uso de expressões culturais tradicionais Kaingáng em obra audiovisual está sendo criado a partir das propostas que vão sendo apresentadas nas Consultas Públicas.
Nesta 3ª e penúltima Consulta, algumas proposições voltaram a entrar em cena, reforçando o consenso alcançado nos outros dois estados, PR e RS, entre elas, a formação de capacidade para os professores indígenas, a valorização da mulher indígena, o uso de metodologias e linguagem acessível para povos indígenas, a valorização dos professores indígenas e o fortalecimento da cultura Kaingáng.
Uma variedade de propostas emergiram como o resgate da participação coletiva, a valorização do professor de arte Kaingáng, acessibilidade, diversidade e equidade de gênero, entre outras.
A realização da quarta e última Consulta ocorrerá junto ao povo Kaingáng de São Paulo (SP), na cidade de Tupã, no Museu Índia Vanuíre, localizado na Rua Coroados, 521, centro, nos dias 06 e 07 de fevereiro.
Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena. Cobre temáticas indígenas em Educação, Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade, tendo atuado profissionalmente em organizações indígenas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Atualmente pelo Instituto Kaingáng – Inka.