A Oficina sobre Patrimônio Cultural Kaingáng e Conhecimentos Tradicionais Associados à Biodiversidade será realizada para cumprir parte da repartição coletiva de benefícios ao povo Kaingáng firmada pela produtora Floresta em fevereiro deste ano. Confira a programação dos dias 25 e 26 de agosto.
A Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka e o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual/Inbrapi, buscando atender ao cumprimento de formações de capacidade voltadas para o público Kaingáng, definido nas Consultas Públicas ao povo Kaingáng no início de 2023 no Brasil, realizará nos dias 25 e 26 de agosto, a oficina do estado de Santa Catarina.
A importância da formação de capacidade para o Povo Kaingáng
A busca por formações de capacidade no campo da preservação e transmissão de conhecimentos sobre patrimônio cultural material e imaterial do povo Kaingáng, além da proteção dos Conhecimentos Tradicionais Associados à Biodiversidade relacionados às pesquisas, tem se mostrado de fundamental importância aos professores que se encontram em Escolas Indígenas e sua realização foi solicitada como parte da repartição coletiva de benefícios firmada entre o povo Kaingáng e a produtora Floresta em Consulta Pública finalizada em fevereiro deste ano pelo uso de algumas de suas expressões culturais tradicionais em obra audiovisual a ser realizada.
Todos os estados onde reside o povo Kaingáng no Brasil serão atendidos com oficinas de até dois dias, tendo o Rio Grande do Sul já concluído sua etapa de formação, seguindo agora para Santa Catarina, na sequência Paraná e São Paulo.
A programação da oficina aos Kaingáng de Santa Catarina terá participação aproximada de 40 professores Kaingáng e será na Terra Indígena Toldo Pinhal, município de Seara e conta com a parceria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Coordenação Regional Interior Sul, localizada em Chapecó (SC) e apoio do cacique da TI Toldo Pinhal, Moacir Kaingáng.
Confira a programação da Oficina de Capacitação sobre Patrimônio Cultural Kaingáng e Conhecimentos Tradicionais Associados à Biodiversidade nos dias 25 e 26 de agosto/TI Toldo Pinhal (SC):
Muito bom pessoal, estão todos de parabéns!