A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, vem se solidarizar com as famílias indígenas Kaingang e Xokleng que reivindicam o território tradicional Gãh Ré, situado no Morro Santana, em Porto Alegre (RS).

Nesta última quarta (21), a Kujá Iracema Gã Té, do povo Kaingang e Xokleng, anunciou greve de fome até a reversão da decisão de reintegração de posse da área ocupada pela Retomada Gãh Ré.

Pedimos urgência das autoridades competentes a fim de assegurar os trâmites ao reconhecimento da tradicionalidade e demarcação do território reivindicado, sem contudo, deixar de assegurar a integridade física e moral das famílias indígenas envolvidas.
Há mais de 500 anos nossas terras tem sido expropriadas e nossas lideranças mortas! Por isso não aceitamos e repudiamos toda forma de violação aos direitos humanos dos povos indígenas!

A luta da liderança e Kujá Iracema Gã Té é legítima e requer medidas urgentes pois não aceitamos a perda de mais uma liderança indígena na luta pelo reconhecimento das nossas terras. Todo apoio aos parentes indígenas e Kujá Iracema Gã Té!

Assine a petição criada em prol da Retomada do território tradicional Gãh Ré e em apoio a Iracema Gã Té, AQUI.

Leave a Comment