Serão realizadas ao todo, três oficinas sobre Patrimônio Cultural Kaingáng com distribuição de exemplares de publicações impressas em comunidades indígenas do Rio Grande do Sul (RS).
A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, está em fase de conclusão do planejamento das oficinas de capacitação do projeto “Ẽg Kanhró – Nossos Saberes”, que objetiva promover a democratização do acesso à cultura por meio da distribuição de material bilíngue produzido por autores Kaingáng.
O “Ẽg Kanhró – Nossos Saberes”, apoiado pelo Edital de Concurso FAC Patrimônio n⁰ 07/2021 da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), conta também com a parceria da Secretaria de Estado da Educação RS (Seduc). Todo o material de divulgação da iniciativa encontra-se em finalização, assim como o planejamento das três oficinas que devem ocorrer em comunidades Kaingáng no RS no espaço das Escolas Indígenas em março de 2023.
Serão distribuídas as publicações “Ponto de Cultura Kanhgág Jãre: 15 anos” e “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng”, livros que são o resultado da atuação voltada ao protagonismo indígena no âmbito do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre do Inka, nas áreas da cultura e educação.
As obras também serão encaminhadas para instituições que atuam no contexto da educação escolar indígena do RS, enriquecendo e diversificando o acervo destas entidades, incentivando a preservação, valorização e ampliação do acesso à cultura Kaingáng pela divulgação do material produzido por pesquisadoras indígenas, além de fomentar a capacitação de representantes do público beneficiário.