Por meio desta nota de esclarecimento, a Organização Indígena Instituto Kaingáng (Inka) vem a público manifestar-se que necessita, desde sua criação em 2002, assim como outras entidades dessa natureza, mobilizar conhecimentos e informações disponíveis à toda sociedade na busca por captação de fundos financeiros para projetos de caráter educativo e cultural, que mantenham a instituição de portas abertas, de maneira a viabilizar sua missão que é fortalecer, revitalizar, valorizar e conservar a cultura indígena Kaingáng.
O Instituto Kaingáng vem esclarecer sua dependência ao trabalho de seus membros, colaboradores, voluntários, prestadores de serviços e apoiadores, que necessitam entre outras demandas, escrever, aprovar e executar projetos alinhados à missão do Instituto Kaingáng.
Esta rede é formada por indígenas que possuem trajetórias de vida e de trabalho muito diversas, desde produtores de artesanatos, passando por jovens artistas indígenas das aldeias, também profissionais indígenas que atuam em outras organizações prestando seus trabalhos para outros povos indígenas no Brasil, além de crianças, mulheres e anciãos do povo Kaingáng de outros territórios indígenas, que não pertencem somente à aldeia Serrinha, localizada no município de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, onde a sede do Instituto Kaingáng está posicionada.
Em nome desta numerosa rede de indígenas que faz parte do Instituto Kaingáng, viemos à público esclarecer que estas pessoas possuem seus trabalhos profissionais independentes e sobrevivem dignamente destes trabalhos, apenas prestando seus ofícios, quer de natureza voluntária ou profissional para o Instituto Kaingáng em eventuais projetos da Organização, que manteve sua sustentabilidade durante quase duas décadas de trabalho por acreditar e investir no importante papel e valor que a Educação representa na mudança de vida das pessoas. A Educação é um investimento transformador e seus frutos são colhidos, não imediatamente, como muitos podem pensar, mas numa caminhada de esforço, dedicação e árduo trabalho, trazendo resultados para aqueles que assim a buscarem, quer sejam estas pessoas de uma Comunidade, Povo ou Nação.
Esclarecemos que o Instituto Kaingáng, desde seu nascimento, enfrentou e enfrenta desafios em sua manutenção, desenvolvimento e estabelecimento, alcançando, porém, ao passar do tempo, os frutos, graças a todos aqueles que acreditaram em sua missão, voluntariando com seu tempo, trabalhando profissionalmente e na medida do possível, sendo remunerados adequadamente por seus ofícios. A todos estes, nossos velhos nas aldeias, crianças, jovens, mulheres e profissionais indígenas, além de apoiadores e doadores, nosso profundo respeito e gratidão, por ser essa a prática em todos os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Kaingáng.
Finalizamos, esclarecendo que o Instituto Kaingáng não tem responsabilidade por postagens ou opiniões omitidas em redes sociais ou grupos de WhatsApp, quer sejam de seus membros ou de terceiros, uma vez que estas manifestações, podem não se alinhar à missão e visão institucional desta Organização, e pedimos cautela, para que estas opiniões sejam separadas da atuação do Instituto Kaingáng e da rede de indígenas que o compõem. Mantemos nossa comunicação oficial por meio de canais institucionais como o site www.institutokaingang.org.br e a página do facebook do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre. Pedimos que busquem sempre estes canais oficiais da Organização para o acompanhamento de seus trabalhos. Gratos a todos (as)!
Organização Indígena Instituto Kaingáng / INKA