O audiovisual integra uma série de materiais específicos produzidos durante o ano de 2020 por membros e colaboradores da Organização Indígena Instituto Kaingáng (Inka) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Conteúdo infantil para indígenas
Com foco nas crianças Kaingáng, a idealizadora da iniciativa, Fernanda Jófej, membro do Inka, acredita que, “devido às mudanças de dinâmica nas aldeias provocadas pela pandemia de Covid-19, o cenário de atuação educacional e cultural indígena se abre para iniciativas de boas práticas como é o caso do uso de recursos audiovisuais”, apontou ela, que dirigiu a produção ao lado de crianças e adolescentes Kaingáng da Comunidade Serrinha, no município de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul.
O audiovisual narra duas historinhas com personagens da natureza que trazem informações sobre cuidados de saúde durante a pandemia como isolamento social, uso de máscaras e álcool gel. O vídeo conta com a participação da arte educadora Vãngri Kaingáng e do artista musical e indígena Márcio Bororo.
O vídeo está disponível em português com legendas em idioma Kaingáng.
Você sabia?
As doenças respiratórias continuam sendo a principal causa de mortalidade infantil na população indígena segundo dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/2020) do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (Covid-19) em Povos Indígenas, tornando as crianças indígenas alvo da preocupação no combate e prevenção de Covid-19.
Conheça agora este novo recurso educacional e cultural do Inka para educadores indígenas e demais pessoas. Assista aqui, e compartilhe.
Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.