Os produtos de comunicação da Campanha “Alerta Covid-19, Não!” elaborados e utilizados pelo Instituto Kaingáng (INKA) em 2020 no combate e prevenção do coronavírus com foco nas aldeias do povo Kaingáng, receberam o selo de validação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Selo “Fiocruz tá junto” é uma iniciativa que faz parte da campanha da Fiocruz “Se liga no Corona!”, direcionada à população moradora de periferias. Para receber o selo, veículos de comunicação comunitária e coletivos de periferias de todo o país submeteram, à análise e validação de especialistas da Fiocruz, seus materiais de comunicação com foco na divulgação de informações sobre o novo Coronavírus.

O Inka recebeu a aprovação dos especialistas da Fiocruz para todas as suas peças de comunicação submetidas da Campanha “Alerta Covid-19, Não!”, em que foram produzidos materiais de comunicação bilíngue, em português e kaingáng, como banners com alertas sobre a covid-19, considerando aspectos da vida, moradia, trânsito e práticas cotidianas nas aldeias e cards da web para divulgação na internet e redes sociais, contendo informações resumidas, relevantes e de compreensão rápida sobre procedimentos na prevenção e combate da covid-19. Outros dois materiais de comunicação com tema sobre a pandemia estão sendo submetidos à Fiocruz, um audiovisual para crianças indígenas Kaingáng e uma música interpretada pelo cantor e indígena Márcio Bororo, intitulada “Os Parentes contra Covid-19”.

Selo é um diferencial

Para a presidente do Inka, Andila Kaingáng, a obtenção do selo da Fiocruz é um diferencial, especialmente por agregar valorização ao trabalho dos profissionais indígenas envolvidos na produção das peças de divulgação, que pertencem a diversas áreas do conhecimento como Saúde, Educação, Direito, Comunicação e Cultura, e que colaboraram no combate e prevenção da covid-19 no contexto de povos indígenas. “Nosso material observou a tradição oral e visual, bem como a diversidade linguística e cultural do nosso povo”, explica Andila.

Os materiais de comunicação do Inka estão disponíveis para impressão e divulgação nas terras indígenas do povo Kaingáng, e para o público em geral, como ferramenta de conscientização no combate, prevenção e auxílio na redução de casos de covid-19 na Região Sul e Sudeste do Brasil através do link: https://1drv.ms/u/s!AjvnPXGZBqSsgVl-3WoD2ZeZWMb2?e=aS3gsv

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.

MODELO DE CARD DA WEB PRODUZIDO PELO INKA
É APROVADO COM O SELO DA FIOCRUZ.

Imagem: Divulgação/INKA
VALORIZAÇÃO: BANNER COM SELO DA FIOCRUZ É DIVULGADO NO PONTO DE CULTURA KANHGÁG JÃRE, LOCALIZADO NO CENTRO DA COMUNIDADE INDÍGENA SERRINHA, RS.
Foto: divulgação/INKA