Dentro do conjunto de esforços do Instituto Kaingáng (Inka) na prevenção e combate de Covid-19 está a Campanha “Alerta: Covid-19, Não”!, direcionada aos indígenas do povo Kaingáng, especialmente, os que estão nas aldeias.
Desenvolvida a partir dos trabalhos de ajuda humanitária iniciada pelo Inka durante a Pandemia, com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na aldeia Serrinha, município de Ronda Alta e Acampamento Faxinal, em Água Santa, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, a campanha conta com o apoio voluntário de profissionais indígenas das áreas da Saúde, Educação, Cultura, Comunicação e Direito, que fornecem dados e orientações para a elaboração das ferramentas de comunicação.
Povo Kaingáng é o alvo
Apesar de ser voltada ao público indígena Kaingáng presente nas aldeias, a Campanha “Alerta: Covid-19, Não!” abrange o cuidado com o povo Kaingáng em geral.
A partir dessa ideia, foi produzido um material de comunicação bilíngue, português e kaingáng, específico e diferenciado para ser utilizado no formato impresso de banner em áreas de grande circulação das comunidades, trazendo alertas sobre a covid-19, levando em consideração aspectos da vida, moradia, trânsito e práticas cotidianas nas aldeias.
Outro formato utilizado para a divulgação na internet e redes sociais são os cards da web, contendo informações resumidas, relevantes e de compreensão rápida sobre os procedimentos que podem ser adotados na prevenção e combate de covid-19, incluindo, por exemplo, o abandono de costumes diários como compartilhar o chimarrão em um grande círculo de familiares e conhecidos.
Os materiais de comunicação do Inka sobre a covid-19 ainda serão submetidos à Fiocruz para receberem um selo de validação de especialistas e logo serão disponibilizados para impressão aqui pelo site, e para o público em geral, como ferramenta de conscientização no combate, prevenção e auxílio na redução de casos de covid-19 na Região Sul e Sudeste do Brasil.
Continue apoiando a Campanha “Alerta: Covid-19, Não!”, divulgando e compartilhando em suas redes sociais, vamos prevenir e combater o novo Coronavírus em meio aos povos indígenas no Brasil!
Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.