Após uma estadia bem sucedida no Ponto de Cultura Kaingáng da Terra Indígena Serrinha, município de Ronda Alta (RS), os participantes do Programa Convivências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se despediram da Comunidade Indígena que sediou a primeira edição do projeto em 2020 entre os dias 06 à 11 de janeiro, neste último sábado.

Para celebrar a ocasião, o grupo do Convivências da UFRGS, representado pelo professor e coordenador do projeto, mestre em Sociologia e doutor em Educação, Odalci José Pustai, recebeu das mãos da presidente do Instituto Kaingáng (INKA), coordenadora do Ponto de Cultura Kaingáng e educadora, Andila Kaingáng uma peça do acervo do Centro Cultural Kanhgág Jãre (Raízes Kaingáng).

A doação da peça do importante acervo preservado pelo Ponto de Cultura Kaingáng, que exibiu, em 2019 na França, algumas de suas obras na Exposição Coletiva Terras Indígenas Brasil, é observada pela advogada, mestre em Educação e membro do Ponto de Cultura, Susana Kaingáng, “como um ato representativo de gratidão e que demonstra os esforços concretos do Ponto de Cultura em promover o fortalecimento, a valorização e a divulgação da cultura Kaingáng na região em parceria com instituições de ensino como as universidades”.

Ponto de Cultura Premiado

Completando 15 anos de atuação em 2020, o Ponto de Cultura Kaingáng da Terra Indígena Serrinha (RS) é considerado o 1º Ponto de Cultura Indígena do Brasil, sendo uma referência em cultura, educação, proteção e promoção de conhecimentos tradicionais do povo Kaingáng, o terceiro maior em população indígena no país.

Entre alguns prêmios recebidos estão o 1º lugar no Prêmio Cultura Viva em 2007, o Prêmio Escola Viva 2007 e Prêmio Ponto de Valor em 2009, selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.

PRESIDENTE DO INKA, ANDILA KAINGÁNG, NA OCASIÃO DA ENTREGA DE PEÇA DO ACERVO DO PONTO DE CULTURA KAINGÁNG AO COORDENADOR DO PROGRAMA CONVIVÊNCIAS DA UFRGS, ODALCI JOSÉ PUSTAI E SEUS PARTICIPANTES.
Foto: Sônia Kaingáng

Leave a Comment