O Centro Cultural Kanhgág Jãre (Raízes Kaingáng) da Terra Indígena Serrinha, no município de Ronda Alta, acolheu, nesta segunda, 06, a chegada dos participantes da Edição de Verão 2020 do Programa Convivências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que oportuniza o convívio e a troca de saberes com comunidades, entre elas, indígenas, durante o período de recesso acadêmico.

O grupo, formado por professores, técnico-administrativos da instituição e estudantes das áreas de Arquivologia, Jornalismo, Artes Visuais, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Ciências Biológicas, Serviço Social, História e Ciências Sociais receberam as boas vindas na Comunidade Indígena através do Ponto de Cultura Kaingáng, aonde devem permanecer durante a realização do projeto.

Programa Convivências 2020

Através de atividades interdisciplinares, o Convivências promove um aprendizado dinâmico em ambientes com realidades históricas, sociais e culturais diferentes como explica o professor da UFRGS e coordenador do projeto, Odalci José Pustai.

“Temos como objetivo proporcionar uma vivência diferente, especialmente porque vemos uma grande necessidade dos alunos em conhecer a cultura indígena e valorizar a presença indígena na Universidade. É importante oferecer essa possibilidade de convivência em uma cultura tão rica como a indígena e ainda aprender coisas”, pontuou.

A programação do projeto está prevista para acontecer durante toda a semana na Comunidade Indígena Serrinha até o próximo dia 11, sábado.

Escrito por: Sônia Kaingáng, jornalista indígena independente, especializada em Educação, Diversidade e Cultura Indígena.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.

CHEGADA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA CONVIVÊNCIAS DA UFRGS
NO PONTO DE CULTURA KAINGÁNG EM SERRINHA (RS).
Foto: Divulgação/INKA