Com a proposta de contribuir no fortalecimento da identidade cultural Kaingáng através do conhecimento da literatura infanto-juvenil produzida por autores indígenas no Brasil, o projeto “Aprendendo Ler” da organização indígena Instituto Kaingáng (Inka) foi selecionado pelo Prêmio Leitura para Todos da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
O prêmio apoia a sustentabilidade de projetos sociais de leitura com reconhecida experiência na área de promoção da leitura e que desenvolvam ações continuadas em ambientes sociais diversos como as escolas indígenas, espaço onde o projeto “Aprendendo Ler” deverá ser aplicado.
A Transmissão do Saber Kaingáng
O projeto “Venhrán Kinhrãn”, que significa “Aprendendo Ler” em língua Kaingáng, incentiva a leitura junto ao povo Kaingáng (RS) através de rodas de contação de histórias com os Kanhgág Kofá, que são os velhos kaingáng responsáveis pela transmissão oral das histórias kaingáng, respeitando as formas próprias de educar e aprender deste povo. O projeto prevê também, encontros com escritores indígenas junto a crianças e adolescentes que frequentam Escolas Estaduais e Municipais Indígenas localizadas na Terra Indígena Serrinha, norte gaúcho.
Oficinas de Leitura
As atividades do “Aprendendo Ler” incluem oficinas onde serão utilizados recursos audiovisuais, atividades em grupo, dramatizações, dinâmicas de grupo, leitura das obras literárias, contação de histórias e produção de desenhos, que serão desenvolvidas pelo Ponto de Leitura Kanhgág Kanhró, vinculado ao Ponto de Cultura Kanhgág Jãre, sob a responsabilidade do Inka.
O “Aprendendo Ler”, que conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), deve alcançar mil alunos indígenas do povo Kaingáng ao longo da execução do projeto em 2015.