Integrante do projeto, a artista indígena Vãngri Kaingáng, que também é membro do Instituto Kaingáng (Inka), abordou a trajetória de trabalho do Ponto de Cultura Kaingáng para o projeto, que produziu entrevistas com importantes agentes culturais do RS.

A escritora e arte-educadora Vãngri Kaingáng é uma das participantes do projeto Misturados e foi convidada para as entrevistas realizadas pela iniciativa. O projeto também deve lançar nos próximos dias, o documentário Misturados que apresenta um pouco sobre a vida e a arte de sete artistas relevantes do RS, onde Vãngri está presente.

“Um dos trabalhos do Ponto de Cultura Centro Cultural Kanhgág Jãre desde seu nascimento há quinze anos atrás, é a busca por perpetuar nossos conhecimentos e mantê-los vivos, sendo divulgados. Temos todo um processo de atuação nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer nas comunidades indígenas do RS e também em outras comunidades Kaingáng de outros estados”, destacou a artista.

Assista, curta e compartilhe a entrevista completa de Vãngri Kaingáng em: https://www.facebook.com/DocMisturados/videos/429469008379377/

Conheça mais sobre o Ponto de Cultura Kaingáng

Considerado o 1° Ponto de Cultura aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) em uma Terra Indígena no Brasil, o Centro Cultural Kanhgág Jãre, que no idioma Kaingáng significa “Raiz Kaingáng”, localiza-se na aldeia Serrinha no RS e vem promovendo, há 15 anos, ações de valorização da cultura e conhecimentos tradicionais com os Kanhgág Kófa ou anciãos Kaingáng, trabalhando em parceria com escolas indígenas e não indígenas, e universidades da região.

Leave a Comment