O Instituto Kaingáng está com a agenda de visitações aberta à Exposição Arte Kaingang que trará ao público, em agosto, um acervo especial de peças culturais, telas, fotos, vídeos e registros do povo Kaingang ao seu próprio modo. Saiba como inscrever escolas, universidades ou grupos de pessoas.
Partilhe conosco a cultura marcante, cheia de saberes, histórias e personalidade do terceiro maior povo indígena do Brasil, o Kaingang, na Exposição que acontece no Memorial Kaingang: Andila Nĩvygsãnh, em Coxilha (RS), durante o mês de agosto.
A realização é da Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, Ponto de Cultura Kanhgág Jãre, Fundação Nacional de Artes/Funarte, Ministério da Cultura e apoio da Rede RS Pontos de Cultura, com curadoria da produtora cultural indígena, Susana Kaingáng.
Agende agora a visita da sua escola, instituição ou grupo pelo email institutokaingang@gmail.com e escolha um horário da semana, de segunda a sexta, pela manhã, das 8h30 às 11h30 e a tarde, das 13h30 às 17h30.
O Memorial Kaingang está localizado nas dependências do Instituto Kaingáng, na Avenida Natálio Vieira, 870, centro, em Coxilha, à 20 km de Passo Fundo.
Arte Contemporânea Kaingang
A valorização da cultura indígena está ligada na contemporaneidade a um movimento que parte das próprias populações indígenas, cenário em que as iniciativas do Instituto Kaingáng atendem demandas históricas dos povos indígenas, especificamente da região Sul, no sentido de documentar, promover, valorizar e ampliar o acesso à cultura do povo Kaingang em face do desconhecimento da existência de povos indígenas fora da Amazônia.
Imagem/reprodução: Tela do artista Kaingang, Xozão, para exibição no lançamento da Exposição Arte Kaingang em agosto no RS.