A presidente da Organização Indígena Instituto Kaingáng, Inka, Andila Nĩvygsãnh, esteve no seleto grupo de mestres e mestras das artes brasileiras homenageados no Encontro Funarte Rede das Artes: Da Retomada à Política Nacional das Artes, nesta quinta (4), no Rio de Janeiro, capital.
Encontro destacou os ganhadores, entre eles, Andila, do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes em sua última edição. O Instituto Kaingáng também recebeu homenagem como organização contemplada pela Funarte com a bolsa cultural de Artes Visuais Marcantonio Vilaça.
O evento, apresentado pela atriz baiana Verônica Bonfim, ocorreu no Museu de Folclore Edison Carneiro, criado em 1968, e marca a abertura da Exposição “Nóis morre, as coisa fica” Artes Populares no Brasil, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura/MinC, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da presidente da Funarte, Maria Marighella e presidente do Iphan, Leandro Grass.
“Como artista é muito importante pra gente esse momento de retomada da cultura em nosso país”, iniciou a apresentadora Verônica, mencionando a honra de receber na plateia, grande parte de seus premiados como Andila (RS), Carlos Babau (CE), Carmézia Emiliano (RR), Duhigó (AM), Espedito Seleiro (CE), Zé Diabo (BA) e Yolanda Carvalho (PI).
Investimento recorde da Funarte
De acordo com informações do evento, programas da Funarte na Política Nacional das Artes somam um investimento de cerca de 100 milhões de reais no fomento às artes brasileiras, um recorde na história da Funarte, com programas que contemplaram mais de 1.000 projetos em todas as unidades da federação, a maioria em plena execução pelo Brasil e pelo mundo.
“Tudo isso é parte do processo de construção da política nacional das artes que com seu acúmulo histórico segue em pleno movimento e hoje dá mais um passo importante para a sua ampliação e consolidação”, frizou a organização do evento.
Assista ao vídeo de homenagem exibido no evento aos Mestres e Mestras das artes em nosso canal do YouTube.
Foto: Vãngri Kaingáng