As oficinas de formação sobre Patrimônio Cultural Kaingáng darão início às ações continuadas do Instituto Kaingáng em 2024 e ocorrerão dos dias 21 a 23 de fevereiro, após a cerimônia de inauguração do Memorial Kaingáng em Coxilha, no RS.
A partir da realização das oficinas, a Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka abrirá oficialmente as atividades de 2024 no Memorial Kaingáng, projeto do Inka aprovado pela Fundação Nacional de Artes/Funarte no edital de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos em dezembro de 2023.
O projeto inclui uma série de trabalhos que deverão ocorrer ao longo de 2024 com a participação de indígenas Kaingáng dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, entre professores, artesãos, artistas, jovens, homens e mulheres, Kanhgág Kófa/anciãos Kaingáng e Kujás/líderes espirituais Kaingáng.
As Oficinas em Patrimônio Cultural Kaingáng contemplarão as seguintes atividades: Palestra sobre Patrimônio Cultural Kaingáng com o tema sobre “Os Grafismos ou Marcas Tradicionais e a Arte Kaingáng”, Roda de Conversa “Kamẽ e Kanhru/Cosmovisão Kaingáng”, com participação de Kujás, Oficina de Grafismos Kaingáng na pintura corporal e facial e a Oficina Arte Contemporânea/Grafismos Kaingáng na pintura em parede, cerâmica e tecelagem.
O Inka ainda prevê a aquisição de peças artísticas a fim de contribuir com a dimensão econômica e o fortalecimento da rede produtiva de Arte Kaingáng, especialmente dos agentes culturais envolvidos. Os itens irão compor o acervo do Memorial Kaingáng e farão parte da Exposição a ser promovida no local em 2024.
No total, as Oficinas terão duração de três dias e contarão com a presença de 43 participantes Kaingáng e equipe técnica do Instituto Kaingáng.
Notícia atualizada em 30 de janeiro de 2024