O trabalho ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro e concluirá a etapa de formação aos Kaingáng no Brasil conforme acordado junto à Produtora Floresta em 2023, tendo os Kaingáng do RS, SC e SP, sido atendidos com oficinas de dois dias.
A última Oficina da Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka aos Kaingáng do Brasil atende ao cumprimento firmado entre o povo Kaingáng e a Produtora Floresta nas Consultas Públicas realizadas no início de 2023 sobre o uso de suas expressões tradicionais culturais Kaingáng em obra audiovisual a ser lançada, sendo as oficinas, parte da repartição coletiva de benefícios solicitada pelos participantes Kaingáng na ocasião.
Com o Paraná, a etapa de formação aos Kaingáng no território onde habitam no Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, estará encerrada.
O Instituto Kaingáng e o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual/Inbrapi, seguiram com as oficinas ao longo de 2023 tratando o tema do Patrimônio Cultural Material e Imaterial do povo Kaingáng, priorizando os professores Kaingáng que atuam em escolas indígenas.
A presente Oficina conta com aporte da Produtora Floresta e tem apoio da Associação das Mulheres Originárias da Terra Indígena Apucaraninha/Amotia. Devem participar 30 professores Kaingáng, que serão recebidos no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, na Terra Indígena Apucaraninha
Confira a programação da Oficina de Capacitação sobre Patrimônio Cultural Kaingáng nos dias 22 e 23 de janeiro/TI Apucaraninha (PR):