A Oficina sobre Patrimônio Cultural Kaingáng alcançou cerca de 50 professores indígenas que pertencem à 21ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) de Três Passos, no Rio Grande do Sul e ocorreu na Terra Indígena Guarita, em Tenente Portela (RS), nos dias 14 e 15 de março.

A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, deu início ao ciclo de oficinas do seu projeto Ẽg Kanhró (Nossos Saberes), que é apoiado pelo Edital de Concurso FAC Patrimônio n⁰ 07/2021 da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) e da Secretaria de Estado da Educação RS (Seduc).

O segundo dia de qualificação foi possível pelo apoio da Produtora Floresta em resposta ao cumprimento de formações de capacidade voltadas para o público Kaingáng, acordado pela empresa como repartição coletiva de benefícios pelo uso de expressões culturais tradicionais Kaingáng em obra audiovisual em fevereiro deste ano. Além do apoio da prefeitura municipal de São Valério do Sul/RS que disponibilizou o deslocamento em micro-ônibus aos professores Kaingáng, assegurando a participação de 10 profissionais indígenas.

A programação ocorreu na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Antônio Kasῖn Mῖg no Guarita e os trabalhos foram abertos com a fala do Kujá, líder espiritual Kaingáng, Pedro Garcia, da Terra Indígena Nonoai, que também realizou o encerramento.

Integraram a mesa de abertura, a presidente do Instituto Kaingáng, Andila Kaingáng, o cacique da T.I. Guarita, Joel Ribeiro de Freitas, o representante da Seduc/RS, Rodrigo Venzon e a Conselheira Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (CEC/RS), Vera Cristina Meneghini.

As oficinas foram desenvolvidas a partir de temáticas relacionadas à cultura Kaingáng e educação escolar indígena, sendo conduzidas pelos profissionais Kaingáng, Susana Fakój, membro do Inka e advogada, o historiador Kaingáng, Bruno Ferreira e a presidente do Inka e professora, Andila Kaingáng.

Na oficina foram distribuídos os kits de publicações do Instituto Kaingáng, com os livros: “Ponto de Cultura Kanhgág Jãre: 15 anos” e “Expressões Culturais Tradicionais Kaingáng” aos professores e lideranças indígenas. Também receberam kits, o representante da 21ª CRE de Três Passos, Tiago Marcelo Door, o Movimento de Mulheres Kaingáng da Terra Indígena Guarita, Lideranças da T.I. Guarita, bem como a professora Maria Inês de Freitas, atualmente coordenadora da Funai, Regional de Passo Fundo/RS, e acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante da Ação Saberes Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No total, foram distribuídos 69 kits, contemplando cada uma das 13 Escolas Indígenas pertencentes à 21ª CRE (abrangendo os municípios de Redentora, São Valério do Sul e Tenente Portela).

As Oficinas de Capacitação contaram com certificação atribuída pelo Instituto Kaingáng quanto à participação exclusiva de professores indígenas, que puderam discutir a atualidade da educação escolar indígena, além de elaborarem um documento contemplando suas reivindicações, e encaminhado à Seduc, à 21ª CRE de Três Passos e ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração das respectivas demandas.

Dentre elas: atendimento da oferta de formações e acompanhamento pedagógico por parte do estado, acompanhamento efetivo das representações da educação indígena, dentro e fora dos territórios e participação concreta dos professores indígenas, dentro da Seduc.

O KUJÁ, PEDRO GARCIA, TRATA SOBRE A ANCESTRALIDADE KAINGÁNG NA ABERTURA DA OFICINA. NA MESA DE ABERTURA: ANDILA KAINGÁNG (INKA), RODRIGO VENZON (SEDUC/RS) E CRISTINA MENEGHINI (CEC/RS). Foto: Arian Kãgfér.
DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DO INSTITUTO KAINGÁNG: TIAGO MARCELO DOOR (21ª CRE/TRÊS PASSOS) E MARIA INÊS (FUNAI/REGIONAL/PASSO FUNDO). Foto: Arian Kãgfér.
ENTREGA DAS PUBLICAÇÕES DO INKA NA TERRRA INDÍGENA GUARITA/RS.
Foto: Arian Kãgfér.
PROFESSORES KAINGÁNG NA OFICINA DO INKA NO GUARITA. Foto: Arian Kãgfér.
FORAM DISTRIBUÍDOS PELO INSTITUTO KAINGÁNG NA OFICINA DO GUARITA, UM TOTAL DE 69 KITS DE LIVROS. Foto: Susana Fakój.
ENCERRAMENTO DA OFICINA DO INKA SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL KAINGÁNG NA T.I. GUARITA. Foto: Arian Kãgfér.

Leave a Comment