A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, inicia neste mês de agosto, seu 1⁰ trabalho como Editora Inka em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A série a ser publicada pertence a 5ª Edição da Ação “Saberes Indígenas na Escola” da UFRGS, e objetiva subsidiar o trabalho dos professores indígenas Kaingáng. Para a equipe editorial do Inka, a parceria com a UFRGS representa o avanço na prestação de serviços especializados pelo Inka, reconhecido por suas produções na pesquisa, registro e difusão da cultura indígena Kaingáng.

O historiador Kaingáng e doutor em Educação, Bruno Ferreira, formador do Saberes Indígenas na Escola, núcleo UFRGS, destaca o trabalho do Inka nessa 5ª edição. “O Inka é uma instituição kaingáng que tem uma experiência na divulgação da cultura kaingang, assim, fortalecendo os professores kaingáng na construção de suas escolas, possibilitando condições de outras práticas pedagógicas potencializando os conhecimentos dos povos indígenas na construção da escola específica, diferenciada, bilíngue e intercultural”, afirma.

Com 20 anos de atuação em um trabalho conjunto de anciãos, mestres da cultura Kaingáng, artesãos, artistas, arte educadores, jovens, mulheres, crianças e profissionais indígenas Kaingáng de várias áreas do saber, o Inka tem buscado a valorização dos saberes indígenas Kaingáng e sobretudo, o protagonismo indígena enquanto expressão de resistência e re-existência.

O lançamento da coleção exclusiva de livros está previsto para o final do semestre.

COLABORADORES DA EDITORA INKA EM REUNIÃO COM OS PROFESSORES DA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA DA UFRGS. FOTO: JULIANA MEDEIROS

Leave a Comment