A candidata Vera Cristina é professora indígena do povo Kaingáng e atua com educação e na valorização da língua Kaingáng há 22 anos e foi eleita no segmento da Diversidade Linguística com 127 votos, ocupando a 2ª posição mais alta entre os habilitados.

A Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, anuncia a vitória da candidata indicada pela organização, a professora indígena do povo Kaingáng, Vera Cristina, ao cargo de Conselheira Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (CEC – RS).

Vera é sócia fundadora do Inka, tendo acompanhado a instituição ao longo dos trabalhos promovidos, especialmente em relação às iniciativas do uso da língua Kaingáng.

A eleição do CEC ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e elegeu conselheiros por meio de votação das entidades culturais. O Conselho possui papel relevante no estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural de Estado, além de fiscalizar a execução dos projetos culturais e da aplicação dos recursos para este fim.

O Inka agradece o resultado alcançado mediante o apoio da Rede RS Pontos de Cultura em sua intensa mobilização na campanha de eleição, sendo o cargo considerado de relevante interesse social, e que deve garantir representatividade indígena dentro do CEC no segmento da Diversidade Linguística, como também contribuições qualificadas acerca da pauta indígena.  

A vigência do mandato no cargo de conselheiro é de 2 (dois) anos.

Leave a Comment