Chegando a 21 mil visualizações, vídeo continua sendo compartilhado e amplia a divulgação da cultura indígena Kaingáng em uma das maiores redes sociais do mundo.
As primeiras postagens da Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka em seu canal no YouTube aconteceram recentemente em 2021, onde ocorreu uma produção expressiva de conteúdos culturais em um ambiente cercado pela crise econômica gerada pela pandemia em meio ao povo Kaingáng.
Diferente da criação de outros conteúdos na internet que necessitam manter constantes publicações e acessos, as produções do Inka foram impulsionadas pela necessidade de registro e divulgação das expressões culturais indígenas do povo Kaingáng, na direção da valorização e conservação da cultura Kaingáng.
Inka no YouTube
O Inka se enquadra em canais pequenos no YouTube e apresenta conteúdos sobre o universo Kaingáng que vão desde informações sobre pinturas faciais e corporais, histórias, grafismos, arte contemporânea, saberes, tradições e ensinamentos do povo Kaingáng em suas variadas formas, além de inspirações ancestrais como a volta da cerâmica tradicional Kaingáng.
O crescimento do canal tem sido gradativo, com aumento do número de inscritos e contando com um público majoritariamente feminino de aproximadamente 80%, segundo dados sobre a audiência do canal na plataforma.
O vídeo de tecelagem com grafismos Kaingáng em tear de prego é o campeão de acessos do canal, chamando a atenção pela audiência, embora o vídeo tenha sido considerado pela equipe técnica do Inka como uma das produções menos complexas do canal. O audiovisual possui dez minutos e entrega com simplicidade em tom de aula, informações sobre a arte da tecelagem Kaingáng, apresentando artesãos indígenas e suas belas peças, com boa música Kaingáng ao fundo, alcançando 21 mil visualizações desde sua publicação em abril de 2021.
A audiência pode ser explicada por razões como a alta procura pelo tema da tecelagem na internet e outras, como a curiosidade sobre esta atividade ancestral, sua prática artesanal, artística e também terapêutica.
Para o Instituto Kaingáng, a continuidade das produções deve acontecer em breve, ainda em 2022.
Assista o vídeo, se inscreva em nosso canal, curta e compartilhe: Tecelagem com Grafismos Kaingáng em Tear de Prego.